Nagai Dentista

Tratamento ortodôntico de longo prazo de uma criança com mordida cruzada
Menino de 3 anos de idade, 7 anos de tratamento

Descrição do caso

Idade / Gênero

3 anos / menino

Duração do tratamento

Iniciou-se quando a criança tinha 3 anos e terminou quando completou 10 anos de idade. 

Extração de dentes

Nenhum dente foi extraído.

Custo do Tratamento (valor com imposto de consumo incluso)

¥220.000 (Utilizou-se 3 expansores palatinos no maxilar superior e 1 no maxilar inferior)

Observação

Tratamento: Foi utilizado somente expansor palatino.

Motivo : Existência de má oclusão. A mãe da criança possui um histórico de tratamento cirúrgico para mordida cruzada.

A criança veio a nossa clínica para corrigir a má oclusão que possuia. Como a mãe possuia um histório de tratamento cirúrgico e ortodôntico decidiu realizar o tratamento do filho o mais cedo possível.

Observando as imagens de quando a criança chegou em nossa clínica os dentes do maxilar superior fecham por dentro dos dentes da arcada inferior, então estamos perante uma situação de mordida cruzada ou invertida. A foto de perfil da criança notamos uma assimetria facial típica nesses casos, porém verificando a dentição intraoral havia possibilidade se haver um problema no desenvolvimento dos dentes anteriores da mandíbula superior.

Passados 2 anos de observação, aos 5 anos de idade iniciamos o tratamento utilizando o MUH Shield (aparelho ortodontico removível). Utilizado somente durante o sono, mesmo assim pensamos funcionaria bem.

Mais do que esperar resultados satisfatórios agora, este tratamento que tem um valor acessível, serviu para que a criança possa ir se acostumando com a utilização aparelhos dentais futuramente. O resultado final, utilizando somente o MUH Shield não teve resultados esperados.

Para a ampliação frontal do maxilar superior foi utilizado um expansor palatino. Com 6 anos o paciente conseguia utilizar o aparelho por 14h, diariamente (quantidade mínima tempo de utilização) .  Em casos como este, o tratamento pode ocorrer depois que os dentes trocarem para dentes permanentes com bons resultados, mas como neste caso, há a possibilidade de se inicializar o tratamento com os dentes de leite também.

Nas imagens centrais, o pacientes estava com 9 anos e estava com a dentição mista e ainda possuia a modida cruzada. Porém, a ampliação frontal da arcada da mandíbula superior e  o eixo dos dentes frontais da mandíbula inferior tiveram uma melhoria visível. Foi utilizado já o terceiro expansor palatino na mandíbula superior juntamente com o aparelho na mandíbula inferior.

Após de 1 ano de tratamento, com 10 anos de idade, a mordida cruzada foi reconhecida a melhoria, isso pode ser vista nas últimas imagens. Neste caso o tratamento iniciou-se quando o paciente ainda possuia os dentes de leite, mas muitas crianças dessa idade sentem incomodas em utilizar os aparelhos por longas horas por dia. Para os casos em que o inicio dos tratamentos exigem ser o mais rápido possível não esse estresse de usar os aparelhos em tenra idade é inevitável, porém mesmo na fase dos dentes mistos ou quando o paciente tiver somente dentes permanentes os resultados alcançados são satisfatórios na maioria dos casos. A condição para iniciar esse tratamento é que o paciente consiga utilizar o aparelho por pelo menos 14 horas por dia.