Nagai Dentista

Tratamento da Periodontite

■ Como realizamos o tratamento de doenças periodontais

Na Clínica Nagai realizamos o tratamento de doenças periodontais com dedicação e precisão. A doença periodontal é a causa mais comum da perda de dentes em adultos, por esta razão é uma condição muito grave. Provoca sangramento e inchaço das gengivas, mas não há outros sintomas perceptíveis. Precisa ser tratado o mais rápido possível. Nossa abordagem e compromisso com o tratamento de doenças periodontais é explicada abaixo.

① Tratamento periodontal de esterilização por um dispositivo de alta freqüência

A fim de conseguir uma esterilização completa, que é o ponto mais importante no tratamento da doença periodontal, introduzimos um dispositivo de tratamento de alta freqüência. Este dispositivo funciona como um forno de microondas, produzindo calor com uma precisão extrema para matar bactérias no local exato.
As lacunas entre os dentes e as gengivas (chamadas bolsas periodontais) permitem o crescimento de bactérias e causam periodontite. Quanto mais fundo as bolsas, mais difícil é para uma escova de dentes alcançá-las, e por isso é necessário um tratamento odontológico.
Um dispositivo de alta freqüência consegue desinfetar as bolsas periodontais mais profundas efetivamente. Assim o sangramento e o inchaço logo diminuirão.

② Tratamento de doenças periodontais com "Epios Care", uma água de ação bactericida

Epios Care é uma água bactericida produzida pela eletrolise prolongada de água ultra pura e sal de alta pureza. Tem se mostrado mais eficaz do que as lavagens bucais convencionais para matar cáries e doenças periodontais. Ao gargarejar durante 10 segundos, é possível matar quase 100% das bactérias da cavidade oral.

Esta água pode ser usada como um produto de cuiduso doméstico em conjunto com o tratamento periodontal a fim de agilizar o processo.

③ Diagnóstico precoce através de exames completos

A doença periodontal no início possui poucos sintomas perceptíveis e pode progredir para uma forma muito grave antes que você se dê conta. A detecção precoce é a chave para poder controlá-la antes que o quadro piore. Durante um exame dentário regular, mediremos a profundidade das bolsas periodontais e conversaremos sobre a sua rotina diária. Se descobrirmos que você possui a doença periodontal ou está prestes a desenvolvê-la iniciaremos um tratamento de prevenção. Os pacientes com periodontite graves receberão um plano de tratamento minucioso durante a consulta com seu higienista dental.

④ Explicações sobre os sintomas da doença periodontal e a necessidade do seu tratamento

Como mencionado acima, os pacientes com doença periodontal muitas vezes desconhecem a seriedade do problema e não tem interesse em verificar se possui esta doença. Consequentemente isso pode levar a uma situação em que a doença fica sem tratamento e a única opção é remover os dentes.

Explicaremos a você o que é a doença periodontal e o que acontecerá se ela progredir, para que você se sinta mais preocupado em tratá-la.

⑤ Tratamento SRP (Scaling Root Planing, traduzindo: Raspagem e Alisamento Radicular)

Para remover o tártaro dos dentes, é usado um aparelho chamado scaler. Existem dois tipos de removedores, ultrassônico e manual, e cada um tem suas próprias características.
O removedor ultrassônico pode retirar uma grande área de tártaro em pouco tempo, mas não é tão preciso quanto o removedor manual. O manual leva mais tempo e esforço, mas pode remover o tártaro em áreas pequenas. Em nossa clínica, usamos estes dois tipos para remover o tártaro com cuidado e rapidez.
Removedor Ultrassônico

Ele vibra com ondas ultra-sônicas e remove rapidamente o tártaro e a placa bacteriana de uma grande variedade de superfícies dentárias.

Removerdor Manual

Este instrumento é usado para remover manualmente o tártaro e a placa, garantindo que cada detalhe seja removido adequadamente.

■ 80% dos adultos no Japão têm doenças periodontais

Estima-se que mais de 80% dos adultos japoneses sofrem de periodontite. Apesar deste alto índice a conscientização da necessidade de se prevenir dela não é alta. Muitas pessoas só vão procurar um profissional quando suas gengivas começam a sangrar e inchar, que são os sinais da doença. É aconselhável fazer um exame odontológico preventivo.

■ A relação entre doença periodontal e diabetes

O diabetes é uma doença que afeta muitas pessoas, e como a periodontite, não é facilmente percebida. Há também semelhanças com a periodontite, pois quando se percebe a presença da doença é porque ela já está numa situação avançada. Mas isso não é tudo. O mais assustador é que a doença periodontal e o diabetes estão ligados de forma negativa!

■ Ciclo negativo onde a piora da periodontite agrava o diabetes

Veja o diagrama abaixo. Os sintomas da periodontite agravam o diabetes. E o diabetes agrava a periodontite. Em outras palavras, a periodontite e o diabetes juntos completam um ciclo negativo no qual se agravam um ao outro. Entretanto, há também uma relação entre os dois, onde a melhoria de um pode ajudar a curar o outro.

■ O tratamento da periodontite de acordo com o grau de progressão da condição

O primeiro passo no tratamento da periodontite é medir a profundidade das bolsas periodontais e o grau de sangramento. Isto nos dará uma idéia do progresso da doença, assim escolheremos uma opção de tratamento adequado.

Em casos simples, limpeza dos dentes

Se a doença da gengiva ainda estiver em seus estágios iniciais, não é muito difícil de curar. Você ainda precisará visitar seu dentista para que o tártaro seja removido, mas isto só precisará ser feito algumas vezes.

O tártaro é removido entre os dentes e as gengivas, e o biofilme na superfície dos dentes também é removido. Isto vai apertar as gengivas e parar o sangramento. As gengivas voltarão então a ficar saudáveis gradualmente.

Aplainamento radicular em casos moderados.

O aplainamento radicular é a remoção do tártaro e manchas da parte de profunda das bolsas de periodontal usando um instrumento especial.

No caso de periodontite moderada, as bolsas podem ser bastante profundas, portanto a remoção do tártaro pode ser um processo demorado. Além disso, a anestesia será necessária, pois o sangramento e a dor serão inevitáveis.

Em casos graves, cirurgia periodontal e regenerativa

Em periodontite grave, as bolsas são muito profundas para se utilizar o aplainamento radicular. Se não forem tratadas, as raízes dos dentes se dissolverão e eventualmente cairão. Para remover o tártaro, as gengivas precisam ser abertas e costuradas novamente. Desde que seja necessário um procedimento cirúrgico mais demorará a cura, por isso é aconselhável visitar a clínica antes que a doença progrida para uma fase grave.

■ Para tratamento periodontal em Owariasahi, Aichi

Na Clínica Nagai nos concentramos na detecção precoce e no tratamento da periodontite. Somente com a escovação não se evita completamente a periodontite, por isso recomendamos um exame dentário pelo menos uma vez. Quanto mais a doença estiver no estágio inicial menos trabalho será para tratar e mais rápido será a recuperação. Entre em contato conosco o mais rápido possível.

Conforto e segurança em todos os nossos tratamentos

Telefones

Português/Espanhol: 080-9495-8400 (Softbank)
Português/Espanhol: 090-6337-3377 (Softbank)
Japonês: 0561-54-5511

Atendimento

Segunda-feira
9:00 às 12:30
14:30 às 18:00
Terça-feira
9:00 às 12:30
14:30 às 18:00
Quarta-feira
9:00 às 12:30
*
Quinta-feira
-
-
Sexta-feira
9:00 às 12:30
14:30 às 18:00
Sábado
9:00 às 12:30
14:30 às 17:30
Domingo
9:00 às 12:30
14:30 às 16:00

Fechamos às quintas-feiras e feriados nacionais.
*  As tardes de quarta-feira estamos fechados para cursos acadêmicos, exceto na última quarta-feira do mês que atendemos o dia todo.